
Uiara Bartira
UIARA BARTIRA – Nasce, vive e trabalha em Curitiba, Paraná, Brasil _1949 / 2023
_ “O meu processo passa pela sensação, racionalização e simbolização para alcançar o sensível, portanto a significação. Todas as pessoas, experiências vivências e coisas do meu convívio fazem parte desse processo de criação, o que me leva à construção e resignificação da imagem.”
Bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná; com extensão em Gravura na The ArtStudents League of New York; Litografia na Escola de Comunicação e Artes - USP; Pós graduada em Fotografia e Processos de Criação de Imagem pela Universidade Tuiuti do Paraná. _Trabalha também nas áreas de formação; pesquisa e curadoria de arte.
As investigações nas diferentes linguagens de arte traduzem os conceitos de uma longa trajetória que se iniciam nos anos 80 com intensa pesquisa sobre a Cor, herança do aprendizado de música e piano já na infância e, de uma família ligada ao cinema, desenho, pintura, gráfica e tecnologia.
Na gravura, um misto de Pollock, Rauschenberg e Schnabel num processo jazzístico; no desenho, entre Paul Klee e Matisse através do estudo da cor; na pintura, Joseph Albers e artistas do Expressionismo Abstrato; no Brasil, Oiticica e seu Corpo da Cor. A relação com a virtualidade na sua obra está ligada a longa pesquisa científica realizada e concretizada num Software- Arte e Cérebro, em exposição apresentada no Museu Oscar Niemeyer/Curitiba- 2018: ARTE_DECODIFICAÇÂO COSMOLÓGICA.
Entre as exposições individuais e coletivas destacam-se: OBRA GRAVADA , no Museu da Gravura Cidade de Curitiba-1999, instituição implantada pela artista no ano de 1989; Camerata Antiqua; Sinfonias de Beethoven (Cor)-Galeria Academus, Déc 80; Galeria Vieler & Bander- Düsseldorf ; Espaço Cultural do Correios, RJ ; Pintura para R. Salvatore – Museu Guido Viaro- Déc80 ; Poética da Cor- pintura, no Museu Alfredo Andersen-2000; ECCE MONDO – e livro sobre Cor ,Espaço BRDE ; CONCILIAR-exposição e livro : desenhos e gravuras-2013/2014; Museu de Arte Contemporânea- PR; O SILÊNCIO E A EROTICIDADE DA GRAVURA (expo e livro) – Museu Municipal de Arte – MuMA - Curitiba-2021/22 ; UIARA BARTIRA_O desassossego da FORMA - Museu Guido Viaro - 2023.
Participa de importantes Salões e Bienais Internacionais de Gravura, salientando-se a 23 Biennial International of Ljubljana /Iugoslávia, onde o grupo recebe o Prêmio de Representação Brasileira; XI e XII Mostras da Gravura Cidade de Curitiba, Mostras do Corpo- Dobras da Alma; VII Bienal de Grabado de Puerto Rico; Salon D’Automne –Grand Palais -Paris; 6 Salão Nacional-Funarte –MAM-RJ ; Panorama Atual de Arte Brasileira- MAM- SP; - Possui obras nos acervos e coleções em 35 instituições, no Brasil e Exterior.