
Leila Alberti
Leila Alberti é natural de Quilombo, interior de Santa Catarina e atualmente vive e trabalha em Curitiba.
Em 1987 gradua-se como Bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes em Curitiba, já no ano seguinte em Curitiba tornar-se Bacharel em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e, em 2005 aprimora seus conhecimentos tornando-se Especiliasta em Poéticas Contemporâneasno Ensino da Arte na Universiade Tuiuti do Paraná em Curitiba.
Para Leila a opção pela arte como atividade de vida é a consciente aceitação da dinâmica de criar e produzir, tornar visível e assumir a responsabilidade de seus desdobramentos e descontroles para além da porta do atelier. A pintura tem um espaço alargado em seu fazer, mas várias questões convivem em seu pensar. São expressões que precisam de outros meios para existirem; assemblagens, objetos e os bordados. São consequências do processo mental e, natural é a necessidade da existência real do produto artístico. Ao mesmo tempo que acontece a pintura – em sua quadratura – sente os volumes e texturas no entorno, que pedem atenção a todo momento: corpo, móveis, livros, tessituras, objetos e a natureza além das janelas - o convívio humano. Sua práxis mescla olhares em muitas variações de pesquisa que contam sobre suas memórias do passado em meio a natureza e do que é visto e vivido no convívio urbano. A identidade do ser e suas ações na sociedade a conduzem na série têxtil no coletivo Bordaduras, na coordenação do coletivo Bordas e em projetos sociais de arte.
Entre suas principais exposições individuais destacam-se: A Casa de Todos na Caixa Cultural (2023) e no Museu Municipal de Arte - Curitiba (2022), Irreversíveis no Museu de Arte de Blumenau (2021), Espaço Krissart em Miami (2001), na Casa da Cultura de Quilombo - SC (2000), e no Espaço CEF Curitiba (1994). Entre as coletivas de que participou, destacam-se: Quando o Afeto nos Uniu na Galeria Ervin Teichmann em Pomerode (2023), A.finidades na Galeria do DeArtes/UFPR – Curitiba/PR (2023), Maria Bueno e Tantas Outras no Museu Casa Alfredo Andersen em Curitiba/PR (2022), Reencontros em 22 no Museu Municipal de Arte - Curitiba (2022), Corpo na Linha de Borda no Museu Municipal de Arte, Curitiba (2021), A Espera no Centro Cultural Heitor Stockler de França - Curitiba (2020), Bienal Fibra/Galeria DMAE (Porto Alegre, RS, 2019), 66º Salão Paranaense, Museu Oscar Niemeyer (Curitiba,2017), Earth. The Essence of Survival, ONU/New York - USA (2016), Grupo de Cerâmica no Museu Oscar Niemeyer (Curitiba, 2013 e 2015), Coisas de Alice no Museu Alfredo Andersen (Curitiba, 2013), O Feminino Entrecores Espaço de Arte – São Paulo (2013), Salão Elke Hering de Arte Contemporânea/Museu de Arte de Blumenau (2012), Salon des Artistes Indépendants, Grand Palais, Paris – France (2012), SP Expressions – Ward Nasse Gallery, (New YorK, 2010)